Chiabai discursa sobre descaso com as Pessoas com Deficiência no ES

Chiabai discursa sobre descaso com as Pessoas com Deficiência no ES

No dia 03 de dezembro comemora-se o Dia Internacional e Municipal das Pessoas com Deficiência. Mas, de acordo com o vereador de Vila Velha, Ricardo Chiabai (PPS), não há muito a se comemorar para esse público de 45 milhões de pessoas em todo Brasil, 800 mil pessoas no Espírito Santo e 100 mil só em Vila Velha. “Me revolta e entristece ver projetos importantes paralisados por falta de vontade política e descompromisso com as Pessoas com Deficiência. Há poucos dias denunciamos o abandono das obras da AACD Vitória, que contribuiria com mais de 200 atendimentos/dia de crianças com deficiência física de todo o estado. A AACD desistiu da construção alegando incertezas da economia nacional e mudanças no cenário da saúde pública”, comenta Chiabai.

Em Vila Velha, a Apae atende mais de 200 crianças com deficiência mental ou múltipla e funciona hoje numa área alugada, num espaço precário, com pouca acessibilidade e com custos altíssimos de manutenção. “Quando fui secretário municipal de serviços urbanos, em 2011, conseguimos uma área para construção da nova sede da instituição e a doação de um projeto arquitetônico que possibilitaria triplicar os atendimentos na cidade. A construção ficaria por conta do Governo do Estado que até agora, no final do mandato, nada fez para a concretização desse sonho”, desabafa.

Chiabai explica ainda que na Praia da Costa, já vinha num processo de discussão com o Governo do Estado, para que a Escola Estadual Oral e Auditiva Professora Alécia Ferreira Couto, se tornasse uma referência para as pessoas com deficiência auditiva. “Do dia para a noite o local se tornou sede da Superintendência Estadual da Educação, deixando mais de 800 alunos sem escola e sem a oportunidade de aprender a linguagem dos sinais (Libras), o que gerou muita indignação de pais, alunos e toda a sociedade. Não consigo vislumbrar políticas públicas efetivas para as Pessoas com Deficiência, no âmbito federal, estadual e municipal”, afirma Chiabai.
 

Clique aqui e assista ao discurso do vereador na Câmara Municipal.

Leia também