Chiabai critica desativação do "Praia Legal"

Chiabai critica desativação do "Praia Legal"

Em seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (05/11), na Câmara de Vila Velha, o vereador Ricardo Chiabai (PPS) criticou a suspensão do projeto “Praia Legal” no município. O projeto, de iniciativa do próprio Chiabai, foi implantado pela Prefeitura no verão de 2011, mas segundo o vereador, há dois anos vinha sofrendo limitações e problemas em sua estrutura de funcionamento, o que acabou gerando a suspensão dos serviços nos últimos dias.

O “Praia Legal” oferecia aos cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida, moradores de Vila Velha, o direito ao banho de mar assistido, entre outros serviços, com acompanhamento de uma equipe de profissionais da PMVV. Mas de acordo com o vereador Chiabai, depois das chuvas da semana passada, o último dos três módulos que ainda funcionava na Praia da Costa, em suporte às atividades do programa, não resistiu: os toldos caíram e o piso ficou ainda mais desnivelado, sem condições de utilização pela equipe que atuava no local.

Para Ricardo Chiabai, que acompanhou o “Praia Legal” desde a sua implantação, a Prefeitura de Vila Velha, além de não ter priorizado o projeto, fez promessas que não foram cumpridas, deixando a estrutura e o funcionamento geral do programa sem manutenção e sem nenhum aprimoramento, o que inviabilizou a sua continuidade.

"É lamentável a situação em que chegou este projeto tão importante de inclusão social na cidade. No ano passado, ajudamos a viabilizar uma parceria entre a UVV e a PMVV, com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, para revitalizar o ‘Praia Legal’. O objetivo era elaborar um novo projeto, em caráter permanente e com estrutura apropriada para atender a um número maior de usuários, com a segurança e a comodidade necessárias. Mas essa parceria nunca saiu do papel e a promessa do prefeito, de implantar o novo projeto no verão passado, ficou na promessa”, disse ele.

Segundo o vereador Ricardo Chiabai, Vila Velha foi a primeira cidade do Estado a proporcionar banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva a pessoas com deficiência, oferecendo assistência e acompanhamento de profissionais. Ele informou que o projeto “Praia Legal” foi criado e implantado em Vila Velha justamente com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio da garantia de acessibilidade às praias.

O projeto sempre funcionou na região da Praia da Costa conhecida como “Curva da Sereia”, nas proximidades do Clube Libanês, em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, e também pela extensão da faixa de areia existente no local, que propicia atividades esportivas e de lazer.

A Prefeitura de Vila Velha informou, em seu portal na internet, que devido aos transtornos causados pelas chuvas do último dia 30 de outubro, o projeto Praia Legal, da Secretaria de Municipal de Assistência Social, seria interditado temporariamente para reforma, a partir desta terça-feira (04/11), com o intuito de melhor atender a seus usuários. A previsão para a reabertura do projeto, de acordo com a PMVV, é de 30 dias.

De acordo com a Prefeitura, o Praia Legal voltará a funcionar de sexta-feira a domingo, das 8 às 17 horas, mantendo o apoio de uma equipe técnica especializada e qualificada, composta por assistentes sociais, psicóloga, guarda-vidas e voluntários. A PMVV garante que continuará tornando as zonas balneárias da cidade acessíveis ao público com deficiência, visando promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
 

Leia também