Chiabai fiscaliza Coleta Seletiva em Vila Velha

Chiabai fiscaliza Coleta Seletiva em Vila Velha

O Espírito Santo foi um dos primeiros estados a concluir os planos de adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece o fechamento de todos os lixões no território nacional. Atualmente, dos 78 municípios capixabas, 49 destinam o lixo a aterros sanitários licenciados e 29 a aterros controlados.

Em Vila Velha 81 condomínios realizam a Coleta Seletiva, além dos Pontos de Entrega Voluntária, que, segundo a prefeitura, até o final de setembro serão 20 espalhados pela cidade. Todo o material recolhido é destinado para a Associação de Catadores (Revive), que garante renda para diversas famílias.

De acordo com o vereador Ricardo Chiabai (PPS), que iniciou os trabalhos de Coleta Seletiva na cidade, quando Secretário de Serviços Urbanos em 2011, tudo isso ainda é muito pouco, tendo em vista que na cidade são recolhidos todos os dias mais de 400 toneladas de resíduos, totalizando mais de 12 mil toneladas por mês. "Precisamos que toda a sociedade se empenhe nessa tarefa de separar os resíduos úmidos e secos em suas casas. E também precisamos que a Prefeitura intensifique o recolhimento de forma separada para encaminhar às Associações de Catadores", explica.

Confira os locais adequados para destinação de cada tipo de resíduo.

Leia também