1 ano da tragédia no Sul: PMVV ainda não regulamentou lei que poderá salvar vidas

1 ano da tragédia no Sul: PMVV ainda não regulamentou lei que poderá salvar vidas

Um ano depois da tragédia na Boate Kiss em Santa Maria - RS, que matou 242 pessoas e feriu outras 116, pouca coisa mudou no país no que se trata de segurança em casas noturnas. O incêndio foi causado pelo acendimento de um sinalizador por integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas.

Em Vila Velha, a lei nº 5.413/2013, de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS), obriga os estabelecimentos com grande aglomeração de pessoas, a apresentarem certificados de treinamento de todos os funcionários para situações de emergência, como incêndios, no momento da concessão ou renovação do alvará de funcionamento com a Prefeitura. A lei, que já está em vigor, ainda não foi regulamentada pela PMVV, mesmo já tendo se passado 10 meses que foi sancionada. “Será necessário outra situação dessa natureza na nossa cidade para que o poder público se sensibilize?", questiona Chiabai.

De acordo com o parlamentar, autor da matéria, a medida é para evitar que tragédias semelhantes aconteçam em Vila Velha. “Vidas foram perdidas por descuido e negligência das autoridades e proprietários da boate. Acreditamos que os profissionais estando devidamente treinados, possam evitar maiores consequências em possíveis acidentes da mesma proporção”, explica.

O certificado deverá ser formulado por empresa especializada na área de segurança e credenciada pelo Corpo de Bombeiros. No Estado, várias empresas que atuam na área de segurança do trabalho, oferecem o serviço de treinamento de prevenção, combate ao princípio de incêndio, protegendo a vida e o patrimônio até a chegada dos Bombeiros. O treinamento custa, em média, R$ 300,00 por funcionário. 

 

CONFIRA A ENTREVISTA QUE O VEREADOR CONCEDEU A TV CAPIXABA (BAND) SOBRE O ASSUNTO.

 

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - FABIANO ROSSI - JP 2405/ES

Tags: seguranca

Leia também