Sessão Solene em homenagem às Pessoas com Deficiência

Sessão Solene em homenagem às Pessoas com Deficiência

Por iniciativa do vereador Ricardo Chiabai (PPS), a Câmara de Vila Velha realizou, no dia 03/12/2013, Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, data que foi oficialmente incluída no calendário anual de eventos do município, por meio da Lei nº 5443/2013, de autoria do próprio Chiabai.

A Sessão Solene, que durou quase duas horas, contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Rafael Favatto; da promotora de justiça do Ministério Púbico, Claudine Rodrigues Pimenta; da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria da Penha Barbosa; da diretora do Crefes, Rosangela Pereira Martins; e do presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo, Washington Luiz Sielemann Almeida, representando todas as entidades presentes.

O objetivo da sessão, em que 31 pessoas que atuam em vários setores da sociedade canela-verde foram homenageadas e receberam diplomas de honra ao mérito, pelo trabalho realizado em prol da população com deficiência, foi promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e também para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Durante o evento, também foi apresentada parte da Exposição “Além do Olhar”, com fotos do fotografo italiano Pellegrino Davide. São retratos de pessoas com alguém tipo de deficiência em atividades rotineiras, mais uma vez, provando mais uma vez que desafiar os limites é caminho para diminuir as diferenças. A exposição, com caráter itinerante, deverá ser exposta em vários outros locais públicos como shoppings, prefeituras e câmaras municipais.

 

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO.


HOMENAGEADOS


1 - Dr. Akel Nicolau Akel Júnior
Formado em medicina pela Universidade Federal do Amazonas, fez residência em ortopedia, especialização em ortopedia pediátrica no Hospital Sarah kubstichek, em Brasília - centro de referência Nacional no tratamento da pessoa com deficiência física - trabalhou como ortopedista neste hospital por 2 anos, chegou no Espírito Santo em 1993 quando iniciou no corpo clínico do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória. Foi coordenador do Centro de Referência no tratamento de crianças comOsteogenesis Imperfecta de 2001 a 2011 e estagiou no Royal Childrens Hospital, em Melbourne (Austrália), hoje um dos centros mundiais em tratamento de crianças com paralisia cerebral. Atualmente é coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital Infantil de Vitória.


2 - Alcione Enes
Atual Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONDEF.


3- Ana Paula Rabello Lyra
Arquiteta e Urbanista, Doutora em Cidade, Segurança e Sáude, Coordenadora e Membro do corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha, ministra a disciplina de "Acessibilidade e Desenho Universal" no curso de Arquitetura e urbanismo da UVV, atuando como co-autora do projeto.


4 - Anibal Chieza Filho
Atual Sub-secretário das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Vila Velha.


5 - Carlos Ajur Cardoso Costa
Militante da União de Cegos D. Pedro II – UNICEP desde 1989, do movimento nacional das pessoas cegas, sempre discutindo as questões de defesa dos diretos das pessoas com deficiência em nível estadual e nacional tais como acessibilidade, exercício da cidadania etc. É o atual presidente da UNICEP, atual presidente do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS, ex-presidente da Federação Brasileira de Entidade de Cegos, ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, ex-conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE, ex-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com deficiência - CONDEF, membro do Conselho Municipal de Assistência Social - COMASVV e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vila Velha - COMCAVV.


6 - Drª Claudine Rodrigues Pimenta
Cursou Direito na UFES. Em abril de 1992, ingressou no Ministério Público do Estado do Espírito Santo, atuando em várias cidades do interior, como Linhares, Nova Venécia, Ecoporanga, Itaguaçú, Ibiraçú e Iúna por cerca de quatro anos e meio, passando a atuar como Promotora Substituta de 3ª Entrância, e por fim como Promotora de Entrância Especial, se titularizando na 1ª Vara Criminal de Vila Velha, onde permaneceu até sua remoção para a 4ª Promotoria Cível de Vila Velha, com atribuição na defesa dos Direitos dos Idosos e Deficientes deste município.


7 - Cláudio Vereza
Tem 63 anos. Foi um dos fundadores da Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência (ACPD), em 1981, quando ajudou a preparar o ano preparatório do Ano Internacional das Pessoas Com Deficiência, realizado em 1982. A partir desta mobilização, tornou-se pesquisador e elaborador de políticas para a área. Está no sexto mandato de Deputado Estadual.

8 - Edilene Donato Del Puppo
Presidente da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo – AMAES.


9 - Elizabeth Vianna Guerzet


10 - Guilherme Miranda Barbosa
Tem 53 anos, é deficiente físico e cadeirante há cinco anos. Usuário e lutador pela melhoria do Projeto “Praia Legal”. Representa os usuários deste importante projeto do nosso Município.


11 - Ingrid Greppe Machado
Exerceu as funções de Recreadora e também de Secretária no período de 1998 a 2012 quando, por aclamação foi eleita Diretora Presidente da Escola de Excepcionais Nossa Senhora da Penha (EXPENHA).


12 - José Onofre de Souza
Tem 45 anos, pai de Simone que é um dos motivos de maior orgulho em sua vida. Buscando sempre uma educação de qualidade para a filha, ingressou na luta contra a discriminação dos SURDOS tanto na escola quanto em outros espaços. Na busca por uma melhor qualidade de vida para sua família, mudou-se do Rio de Janeiro para o Espírito Santo a cerca de 20 anos e passou a considerar o Estado como seu lar. Aqui sua filha ser formou pedagoga, aliás, foi a primeira pedagoga surda do Estado. Mais do que somente um motivo de orgulho, este fato é um exemplo do resultado de sua luta pelos direitos dos surdos, um incentivo à esta comunidade que demonstra que a inclusão é possível. Foi um dos fundadores e presidente do Instituto Mãos que Falam. É fundador do Instituto de Educação e LIBRAS e atual Presidente e fundador da Sociedade Editorial de Pesquisa em Educação e LIBRAS - SOCEPEL.


13 - Larissa Letícia Andara Ramos
Arquiteta e Urbanista, Doutora em Tecnologia e Projeto para Qualidade Ambiental, Membro do corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha-ES, Atualmente Gerente da Nova Propostas para consolidação do Projeto “Praia Legal”, atuando como responsável técnica e co-autora do projeto.


14 - Leonardo Ozório Nunes dos Santos (Naio)
Professor de cultura popular e mestre de Congo. Realiza trabalho em várias comunidades na cidade, com pessoas com deficiência e idosos.


15 - Lisley Sophia Nunes Dias
Formada em Magistério com especialização em educação infantil, curso superior em Serviço Social e pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica. Fundadora e atual Presidente da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com síndrome de Down do Espírito Santo – Vitória Down onde atua há 15 anos na luta pela garantia dos direitos das pessoas com síndrome de Down. Também é segunda secretária da Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down.


16 - Ligia Pereira Andreati
Tem 37 anos, casada, tem uma filha. Formada em Serviço Social pela UFES. Pós-Graduada, em Gestão de Recursos Humanos e em Saúde Coletiva. Trabalhou na Secretaria de Assistência Social. Trabalha em uma associação dos funcionários do Banco do Brasil chamada APABB (Associação de Pais e Amigos de pessoas com deficiência dos funcionários do BB). Após 2 anos atuando na Apaebb, conciliou este trabalho com a Apae Vitória, onde está há 8 anos, e em 2005, passou a atuar também na Apae de Vila Velha. Acredita que o trabalho como Coordenadora Clinica é muito importante e considera ser um aprendizado diário.


17 - Luciane Cerutti Pádua
Presidente da Apae de Guarapari.


18 - Luiz Pimentel Musso
Colaborou por tempo integral durante 15 anos initerruptamente na UNICEP, ora como presidente, ora como diretor administrativo, deixando um legado de bons serviços prestados em prol da comunidade de cegos do Espírito Santo. De 1995 até os dias atuais nunca se afastou da causa das pessoas cegas e de baixa visão, sempre acompanhando o desenvolvimento desses no que tange a educação, a profissionalização, o esporte e a verdadeira cidadania.


19 - Márcia Pimentel de O. Carvalho
Se formou no magistério nos anos 70, quando não se sonhava em inclusão onde e as pessoas com deficiência eram atendidas em clínicas e institutos, chamadas de excepcionais. Após fazer um curso, começou a trabalhar como voluntária, posteriormente sendo convidada a trabalhar como professora. Cursou pedagogia e se especializou em inclusão pela UFES. Atuando no CAD, Prefeitura de Vitória, APAE de Vila Velha , Projeto Gente Eficiente e há quatro anos na UMEF Professor Thelmo Torres trabalhando na inclusão dos alunos com deficiência intelectual.


20 - Maria da Penha Barbosa
Atualmente atua como presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Vila Velha – COMUDE-VIVE.


21 - Maria das Graças Vimercati
Atuante na causa há alguns anos, foi eleita presidente para a próxima gestão a frente da APAE de Vila Velha.


22 - Maurílio José Martins Inês
É natural do Espírito Santo, Advogado, Administrador, Auditor e Perito Judicial. Especialista no Terceiro Setor, iniciou no movimento Apaeano em 2008 quando foi indicado por nomeação judicial Interventor na Apae de Vila Velha, onde atuou por cinco meses. Após sanear a Instituição promoveu o devido processo eleitoral na Instituição. A partir de então, passou a fazer parte dos quadros como voluntário na Apae de Vila Velha e Vitória. Atualmente é Auditor e Procurador Jurídico da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo.


23 - Martoni Moreira Sampaio
Possui 25 anos de vivência na área de pessoas com deficiência. Professor de Educação Física, pós-graduado em Educação Física para Pessoas com Deficiência e mestre em Fisiologia Cardiovascular pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Começou a trabalhar no segmento em 1986 no Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes). Atua ativamente no Instituto Reabilitacional e Esportivo para Deficientes Físicos do Espírito Santo (Irefes).


24 - Nilton Carlos Walcher (Cabo Walcher)
Casado, professor de História e Educação Física, ingressou na polícia militar em 1969, como soldado. Aposentou-se em dezembro de 2009 com o saldo de 2º Sargento. Foi diretor por três mandatos, da Associação de Cabos e Soldados, posteriormente assumiu mais três mandatos, também, como diretor e finalizou com um mandato de presidente. Foi vice-presidente da Associação dos Policiais Militares do Espírito Santo – ASPOMIRES. Tem um filho especial de 35 anos (autista). É Conselheiro da Feapaes – Federação das Apaes do Espírito Santo. É presidente da Apae Cariacica, por seis anos, completando seu segundo mandato. É presidente Interino da Apae do município de Serra e é membro dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Direitos do Idoso.


25 - Pedro Bassini
Engenheiro aposentado, casado, iniciou a carreira como professor de Matemática, foi secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Vitória e mais tarde deu aulas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atuante na Igreja Católica, ele sempre foi engajado no voluntariado. Foi reeleito em novembro para o segundo mandato como presidente da APAE de Vitória.


26 - Rafael Favatto
É médico, ex-Deputado Estadual. Atualmente é vice-prefeito do Município de Vila Velha e atua como Secretário Municipal de Assistência Social.


27 - Roberta Rocha de Toledo Pinheiro
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Vila Velha. Atua também como coordenadora do Núcleo de Estudos e Práticas (NEP/UVV), local onde foi elaborado o Projeto arquitetônico do “Praia Legal”.


28 - Dr. Rodrigo Rezende
Médico ortopedista, doutor em coluna. Atua como médico na Santa Casa de Misericórdia de Vitória e como professor na Emescan. Atualmente é presidente voluntário da Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD no Espírito Santo.


29 - Rozangela Pereira Marins
Graduada em Administração pela UFES. Mestre em Saúde Pública pela USP (Universidade de São Paulo). Atuou durante 15 anos na FAESA – Campus São Pedro, onde participou da implantação da Faculdade de Saúde – Campus II. Designada Coordenadora de Laboratório e Clínicas, com serviços voltados ao atendimento de pessoas carentes dos bairros da Grande São Pedro. Implantou a Ouvidoria da FAESA; exerceu o cargo de Ouvidora por 02 (dois) anos. Exerce atualmente o cargo de Diretora Geral do Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo - CREFES.


30 - Sônia Maria Lessa Schneider
Administradora de Empresas, casada, mãe de três flhos. Em 2008 tomou posse como presidente da APAE de Vila Velha, e desde então vem buscando recursos e firmando parcerias para manter a instituição, proporcionando maior qualidade de vida para os usuários. Atualmente está no último ano do segundo mandato e a partir do próximo ano será Diretora Social da APAE.


31 - Washington Luiz Sieleman Almeida
Presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo – Feapaes.
 

Leia também