Dengue: Lei de Chiabai auxilia na prevenção ao mosquito

Dengue: Lei de Chiabai auxilia na prevenção ao mosquito

O prefeito Rodney Miranda (DEM) sancionou a Lei nº 5.465/13, de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS), acrescentando parágrafo único ao Art. 15 da Lei 4780/09, que altera o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue. Além do acréscimo da lei, a nova legislação também obriga os proprietários de imóveis que estiverem à venda (ou disponíveis para locação) a agendarem, junto ao Poder Executivo Municipal – por meio dos órgãos competentes – o agendamento de visita técnica para a vistoria de seus imóveis.

“O controle da dengue exige um esforço de todos os profissionais de saúde, gestores públicos e população. Não se combate os focos do mosquito da dengue de forma isolada. É preciso envolver vários setores da Administração do município e responsabilizar os proprietários de imóveis pela manutenção da limpeza e pelas demais ações de prevenção e combate a esta endemia”, comentou Chiabai.

E as preocupações do vereador procedem, uma vez que a dengue é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente, em mais de 100 países e, deste total, mais de 550 mil doentes acabam necessitando de hospitalização, enquanto outros 20 mil chegam ao óbito, em consequência da dengue”, alertou o parlamentar.


ESTATÍSTICAS

A preocupação de Ricardo Chiabai é compartilhada por moradores não só de Vila Velha, mas de todo o Espírito Santo. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), o Espírito Santo bateu o recorde de casos de dengue em 2013. Até o mês passado foram registrados quase 77 mil casos de dengue e 22 mortes decorrentes da doença: o maior número de ocorrências da doença desde que ela apareceu no Estado.

De acordo com a coordenadora da Secretaria de Saúde do Estado, Gilsa Rodrigues, o número de casos aumentou porque este ano chegou ao Estado o tipo 4 do vírus da dengue, um vírus novo, contra o qual a população ainda não adquiriu imunidade. Por isso, ela faz um alerta: “As pessoas estão deixando de lado a obrigação de vistoriar seus imóveis, mas isso é fundamental e deve ser feito pelo menos uma vez por semana. Quanto mais limpo o imóvel e o ambiente ao seu redor, mais saúde a população terá”, garante ela.
 

Tags: saude

Leia também