Caiaque adaptado é novidade no Projeto Praia Legal

Caiaque adaptado é novidade no Projeto Praia Legal

O Projeto Praia Legal conta com mais uma opção de lazer e acessibilidade para pessoas com deficiência que pretendem manter o contato com o mar. É o caiaque adaptado, que possui flutuadores laterais e uma vela para tornar a navegação mais segura e estável. O Projeto Praia Legal tem como objetivo fazer a inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade às praias.

O equipamento é de propriedade do velejador Alexandre Wagner que cedeu a embarcação para o projeto de forma voluntária. “Sempre velejo nos arredores da Curva da Sereia, na Praia da Costa, e conheci o trabalho desenvolvido pelo Praia Legal. Por isso, decidi dedicar tempo e atenção para tornar o sonho de muitas pessoas realidade”, relata Wagner.

Estreia - Erivelto Castro da Silva foi quem estreou o caiaque adaptado nas águas azuis da orla de Vila Velha. “A sensação foi de total liberdade de ir e vir. Estou curtindo algo que me parecia privado para sempre”, disse Erivelto.

De acordo com Alexandre Wagner, o passeio só é possível porque os flutuadores laterais instalados estabilizam a flutuação, impedindo que a navegação vire com as ondulações. Já a vela ajuda na deslocação, dando mais velocidade ao caiaque e auxiliando na intensidade das remadas.

Ampliação - A Prefeitura Municipal de Vila Velha irá ampliar a estrutura física do Projeto Praia Legal. O custo da implantação da nova estrutura será de mais de R$ 90 mil, com prazo de conclusão para até o início deste verão.

Atualmente, o projeto, está situada na Curva da Sereia, próximo ao Clube Libanês, na Praia da Costa. Tem 40 m2 e é equipada com uma esteira de madeira plástica (locomoção dos cadeirantes da areia para o mar), um chuveiro e um deck de madeira. Após a reestruturação, o projeto terá 75 m2 e contará com duas esteiras de madeira plástica, dois chuveiros, piso antitérmico e espaço para prática de vôlei e frescobol sentado.

O horário de funcionamento do projeto é de sexta-feira a domingo, das 8 às 17h. De janeiro a março, o atendimento é de segunda-feira a domingo, das 8 às 17h.

 

 

Informações: Assessoria PMVV - Foto: Luiz Eduardo Neves
 

Leia também