Praia Legal será ampliado

Praia Legal será ampliado

O projeto Praia Legal, que garante acessibilidade à praia e o banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida vai ganhar cara nova na orla da Praia da Costa em Vila Velha. O novo projeto acaba de ser apresentado pelo Núcleo de Estudos e Práticas (NEP) da Universidade Vila Velha (UVV). A parceria se deu por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Universidade que foi firmado nesta terça-feira (27) no cineteatro da Instituição.

O convênio envolve alunos e professores dos cursos de arquitetura e urbanismo, designer de produtos e engenharia civil. Docentes e discentes da universidade irão desenvolver, em conjunto com a equipe técnica da prefeitura, pesquisas acadêmicas, seminários e elaboração de projetos que beneficiem o município.

“Esse Termo de Cooperação Técnica reaproxima a Prefeitura da UVV, o que é importantíssimo para a população tendo em vista o bom trabalho que vem sendo desenvolvido principalmente para a população mais carente. Essa parceria garante a sustentabilidade e a continuidade de projetos como o Praia Legal. Nosso compromisso é dar caráter permanente ao Programa a partir do verão”, explica o prefeito Rodney Miranda.

O presidente da Mantenedora da UVV, José Luiz Dantas, já adiantou outros projetos que deverão ser desenvolvidos em parceria com o poder público municipal. “Podemos agregar ao Praia Legal alunos de fisioterapia e educação física para desenvolver atividades durante o verão. Além disso, queremos desenvolver dois novos projetos um na área de saúde e outro na área de conhecimento e capacitação”.

De acordo com a coordenadora do NEP Roberta Toledo, o novo Praia Legal será mais amplo, passando a funcionar em uma área duas vezes maior do que a anterior. “O novo projeto terá cobertura metálica, fixada no calçadão da praia, não sendo necessário hastes para sustenta-la na areia. O piso também será antiderrapante e atérmico para oferecermos mais conforto e melhor acesso aos nossos usuários que tinham dificuldades de mobilidade no local”.

Além de ser permanente, Rodney informou que a Prefeitura vai ampliar e dobrar a capacidade de atendimento do Praia Legal. “É uma medida de inclusão. Vamos atender 160 pessoas, o dobro do que é atendido hoje. Essa parceria já nasceu vitoriosa e quem ganha é a população de Vila Velha”, acrescentou o prefeito.

Para o defensor e incentivador do projeto, vereador Ricardo Chiabai (PPS) o Praia Legal tem como objetivo fazer a inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade à praia. “Vila Velha é o primeiro município do Estado a proporcionar o banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida. Com o novo projeto poderemos atender a uma demanda maior e oferecer mais conforto para os usuários”, explica.

O custo da implantação da nova estrutura será de 90 mil reais, com prazo de conclusão para até o início deste verão. O horário de funcionamento do projeto é de sexta-feira a domingo, das 8 às 17h. De janeiro a março, o atendimento é de segunda-feira a domingo, das 8 às 17h.

O Praia Legal está situado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês), em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, bem como pela extensão da faixa de areia que propicia atividades esportivas e de lazer.

A ideia de criar o projeto surgiu da demanda das próprias pessoas com deficiência, que enfrentavam uma série de dificuldades para tomar um simples banho de mar. “Para atender ao usuário, o projeto oferece ao banhista com deficiência esteiras de acesso, cadeiras anfíbias - que flutuam na água -, rampas, chuveiros e banheiros adaptados”, conta Chiabai.

Para o banho assistido, o cadeirante é transferido de sua cadeira, que fica guardada no posto de atendimento, para uma cadeira anfíbia. Um profissional leva o usuário até a água, onde ele pode permanecer por um período máximo de 20 minutos.
 

 

PARA VISUALIZAR AS FOTOS DO EVENTO CLIQUE AQUI.

 

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA - FABIANO ROSSI - JP 2405/ ES

Leia também