Mais uma vez a chuva intensa passou. Mas o sofrimento do povo de Vila Velha continua.

Mais uma vez a chuva intensa passou. Mas o sofrimento do povo de Vila Velha continua.

Mais uma vez a chuva intensa passou. Mas o sofrimento do povo de Vila Velha continua.

Justificativas evasivas já não funcionam mais: “choveu muito mais do que era esperado”, “não tem dinheiro para investimentos”, “ a população também não colabora”. Certamente são meias verdades, mas não explicam a falta de planejamento e atitude para minimizar os impactos. A revolta da população é evidente.

Os moradores da cidade tem que continuar cobrando sim. É DIREITO. E a CMVV também. É DEVER do vereador. Não vejo nada de oportunismo nisso.

Ainda no meu primeiro mandato, sugeri ao executivo municipal que elaborasse um plano de investimentos, de curto, médio e longo prazo, na micro e macro drenagem da cidade que é responsabilidade do prefeito. Há muitos estudos que permitem estabelecer esse planejamento.

Seria um planejamento que iria extrapolar uma gestão. Deveria ser um projeto do Município e não de um governo.

Deveria ser enviado como projeto de lei para CMVV, após audiências públicas informando a população, para não haver descontinuidade. Os vereadores deveriam fiscalizar os organogramas e investimentos previstos ao longo dos anos que fosse necessários para o seu cumprimento.

Enfim deveria ser um projeto prevendo todas as ações necessárias para funcionar a micro e macro drenagem da cidade de forma planejada e não de intervenções pontuais de cada prefeito que passa pela cidade.

Com projetos bem definidos, seria possível captar recursos através de convênios com o governo estadual e federal.

Mas enquanto isso não acontece, vamos continuar vendo cenas de sofrimento do povo e cenas de “apagar incêndio” na chuva por parte do poder público municipal. Lamentável.

Ricardo Chiabai

Tags:

Leia também