Chiabai cobra acessibilidade total em frota municipal de ônibus

Chiabai cobra acessibilidade total em frota municipal de ônibus

O vereador Ricardo Chiabai (PPS) repercutiu em suas redes sociais a resposta da PMVV ao Pedido de Informação que cobrava explicações sobre a falta de acessibilidade total na frota municipal de ônibus da empresa San Remo - concessionária do sistema.

Segundo o vereador,Vila Velha tem hoje cerca de 500 mil habitantes. Estima-se que 24.5% dessa população tenha algum tipo de deficiência.

“Nosso mandato nesta casa é conhecido pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência, afinal eu sou pai de um adolescente com paralisia cerebral, e conheço bem as dificuldades que são enfrentadas diariamente.” lembrou Chiabai.

O requerimento de informação, enviado em março de 2017, foi motivado a partir de denúncias de usuários. A partir do recebimento das denúncias, foi encaminhado um questionamento sobre o cumprimento do decreto municipal nº 206/2016, que dispõe sobre acessibilidade total na frota de ônibus da empresa San Remo.

“Nós enviamos esse pedido de informação em março de 2017, mas somente após seis meses chegou a resposta da PMVV. E qual não foi a nossa surpresa quando soubemos que dos 68 ônibus, apenas 48 possuem rampa elevatória e são acessíveis como determina a lei.” informou o vereador

Chiabai afirmou que na resposta da PMVV, a empresa foi notificada pela fiscalização por duas vezes: a primeira em 13 de julho, e a segunda em 2 de agosto. Mas, apesar disso, ainda não há previsão de adequação dos 20 ônibus da frota que estão sem adequação. “Eu me pergunto se não seria o caso da prefeitura multar ou até mesmo rescindir o contrato da concessionária por descumprimento? Até quando as pessoas que mais precisam serão penalizadas?” finalizou.

Leia também