Chiabai alerta sobre risco de acidentes com motofretistas

Chiabai alerta sobre risco de acidentes com motofretistas

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), de 2013, revelam que existem 30.741 motocicletas somente no município de Vila Velha, e, no mesmo período, 1.305 motociclistas se envolveram em acidentes com vítimas.

O assunto é ainda mais sério quando os envolvidos nos acidentes ficam com sequelas e passam a fazer parte de outras estatísticas como: a de acidente fatal ou a de onde o acidentado passa a fazer parte do quadro de pessoas com deficiência.

Afim de deixar Vila Velha fora dessas estatísticas, o vereador Ricardo Chiabai propôs a Lei nº 5.615/2015 que visa adequar o município às regras da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) n° 356/210, que estabelece requisitos para o transporte de cargas em motocicletas e motonetas e com isso trazer mais segurança para esses pilotos.

A mesma havia sido vetada pelo Poder Executivo, entretanto os vereadores de Vila Velha decidiram, por unanimidade, rejeitar o veto. Com isso, a Câmara Municipal promulgou a lei, publicando a mesma em Diário Oficial.

Para Chiabai a regulamentação do serviço garante segurança tanto para os motociclistas quanto a população. “O transporte de botijas de gás, por exemplo, é feito de maneira rudimentar. Com a efetivação da Lei será preciso atender a diversos procedimentos administrativos e utilizar equipamentos adequados, trazendo assim mais segurança ao motofretista”, afirma.

O trabalho de controle e fiscalização da Lei nº 5.615 será realizado pela Prefeitura de Vila Velha. Chiabai vai cobrar para que o Executivo regulamente e implante as novas regras que vão garantir mais segurança aos motofretistas e benefícios aos vilavelhenses.

Conheça mais sobre a lei, clique aqui.

Foto: Francisco Galvão 

Leia também