Chiabai comenta sobre as manifestações de 15 de Março

Chiabai comenta sobre as manifestações de 15 de Março

O vereador de Vila Velha, Ricardo Chiabai (PPS) usou o espaço das comunicações na sessão ordinária desta segunda-feira (16), um dia após a maior manifestação da história democrática brasileira, que invadiu as ruas de todo o país contra a corrupção no governo federal.

“Eu não só estive nas ruas, na manifestação, vestindo verde e amarelo, ao lado do meu filho de 17 anos, como também estou vestindo essas cores hoje. Prestei bastante atenção ao pronunciamento do colega vereadorpetista, que é um vereador atuante, por quem tenho o maior respeito, mas ele falou que as pessoas que participaram dos protestos foram manipuladas para ir às ruas.

Eu discordo. Nem eu e nem meu filho fomos manipulados. Estivemos no protesto principalmente para pedir que o Governo Federal cumpra pelo menos três princípios constitucionais, que também são da administração pública: a legalidade, a moralidade e a eficiência. A corrupção está instalada e a incompetência para resolver algumas situações nesse país é um fato, não é uma crítica a um determinado partido político ou a uma autoridade específica. É um fato. Zé Nilton também disse que esse movimento foi orquestrado por meia dúzia de pessoas que não aceitaram o resultado das eleições. Ora, mais de 2 milhões de brasileiros saíram às ruas. E dos 100 mil cidadãos capixabas que lotaram a Praça do Papa, mais de 35 mil eram de Vila Velha, segundo a PM.

Proporcionalmente ao número de habitantes, o Espírito Santo foi o segundo ou terceiro estado de maior participação popular nessa manifestação. Para piorar, um ministro foi à televisão dizer que os manifestantes eram aqueles que não votaram em Dilma e, em seguida, disse que vai buscar o diálogo com a sociedade. Mas como isso é possível? Afinal, essas mesmas pessoas do alto escalão do Governo Dilma se referem aos manifestantes como burgueses, pertencentes à classe média reacionária e membros de uma elite golpista. Como é possível buscar o diálogo diante desses termos?

Eu não sou burguês, não sou da classe média reacionária e não faço parte de nenhuma elite golpista. Eu acho que o movimento foi muito importante e não fui lá pedir impeachment e nem condenar o PT. Fui pedir que as promessas feitas nas eleições sejam cumpridas. Vou exigir isso. E os milhões de brasileiros que não votaram na Dilma também vão fazer o mesmo. Aliás, já estão fazendo.

E por fim, para resumir, acho que o movimento foi importante porque vai fortalecer e respaldar as instituições que estão querendo fazer justiça e que estão sendo pressionadas a desistir de seu papel. Mas saibam que o gigante adormecido abriu o outro olho, pois um já estava aberto. É cedo pra dizer que o gigante se levantou e reagiu, mas o recado foi dado nas ruas e se nada for feito, o gigante poderá, sim, mostrar sua força”.

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO DISCURSO.

Tags:

Leia também