“Escola na Câmara”: Projeto de Chiabai começa a funcionar em Vila Velha

“Escola na Câmara”: Projeto de Chiabai começa a funcionar em Vila Velha

O Plenário da Câmara Municipal de Vila Velha se tornou uma verdadeira sala de aula na tarde desta segunda-feira (20). É que estudantes da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha participaram de uma aula e visita guiada, dentro do Programa Escola na Câmara. O Programa oportuniza visitas para conhecer de perto o funcionamento do Legislativo Municipal, suas funções e rotina. Nessa primeira edição, participaram 39 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Tuffy Nader, da Barra do Jucu.

De acordo com o vereador Ricardo Chiabai (PPS), autor do projeto de resolução nº 700/2013, que instituiu o programa, “as visitas cumprem o papel do Legislativo em estar próximo da comunidade, integrando-se com as instituições de ensino. Esses adolescentes são o futuro da nossa sociedade e precisam ter a oportunidade de conhecer o funcionamento das instituições para assim se tornarem cidadãos melhores” explica.

O Programa Escola na Câmara consiste em uma visita guiada à Câmara Municipal, integrada a uma aula interativa com um especialista, dirigida a alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha, com o objetivo de capacitar para a consciência crítica e para a participação no processo político-democrático.

“Essa iniciativa resulta em aprendizagem lúdica, reflexão, debate e conhecimento, fazendo com que os jovens se interessem, participem e atuem cada vez mais como cidadãos. Quando o aluno estuda na sala de aula e depois vivencia como funciona no dia-a-dia a aprendizagem se torna atrativa. Queremos aproximar os estudantes da vida política, desenvolvendo valores de cidadania e estímulo para a participação democrática no contexto político brasileiro”, explica Chiabai.

Segundo o professor Leonardo Rocha, que coordena o programa, a visita faz parte das atividades da disciplina de História. Como resultado da atividade, os alunos devem fazer um paralelo entre o passado e o presente, conhecendo a realidade do Legislativo da cidade. “Eles vieram cheios de expectativas. Muitos não conheciam a Câmara. Eles vão registrar as impressões que tiveram da visita e comparar com o que aprenderam”, disse o professor.

Para o desenvolvimento das atividades, os professores contam com uma cartilha que pode ser utilizada antes e depois da visita à Câmara Municipal. A cartilha possui uma linguagem voltada aos adolescentes e jovens e aborda, de forma lúdica, o conteúdo abordado no programa. Ela é disponibilizada em forma impressa para todos os participantes.


Conheça os principais objetivos do Programa:
• Garantir aos estudantes as informações necessárias para que possam acompanhar e avaliar o papel do legislativo no novo contexto da sociedade;
• Entender o processo de funcionamento da Câmara;
• Despertar o interesse pela história da Casa e de seus parlamentares;
• Contribuir para a construção da cidadania;
• Resgatar e fortalecer na criança, no adolescente e no jovem estudante, a compreensão do papel e da atuação do Poder Legislativo Municipal;
• Esclarecer sobre a importância da legislação para a construção de uma cidade sustentável e com qualidade de vida.


CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO.

 

CONHEÇA NA ÍNTEGRA O PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE INSTITUI O PROGRAMA ESCOLA NA CÂMARA.



Tags: educacao

Leia também