Secretário de Educação presta contas na CMVV

Secretário de Educação presta contas na CMVV


Atendendo ao convite do vereador Ricardo Chiabai (PPS), membro da Comissão de Educação da Câmara de Vila Velha – o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Wallace Millis, esteve na sede do Legislativo, na sessão desta quinta-feira (28), participando da Tribuna Livre, onde apresentou aos parlamentares um relatório preliminar e resumido dos principais projetos, programas, ações, investimentos e atividades que vem realizando em sua pasta, neste primeiro ano da atual Administração.

Além dos vereadores, estiveram presentes à apresentação várias lideranças comunitárias, professores, diretores de escolas, técnicos em Educação e representantes da Prefeitura, que acompanharam a exposição do secretário Wallace Millis e também participaram do evento, formulando perguntas e fazendo questionamentos sobre as deficiências do setor. Todos os pontos levantados foram devidamente respondidos e esclarecidos pelo secretário, que demonstrou estar muito confiante nos resultados positivos que serão obtidos pelo município, por meio de sua gestão na área educacional.

“Não tem sido nada fácil gerir a Secretaria de Educação do município, que possui uma extensa rede de unidades escolares em todas as regiões de Vila Velha, com imensa capilaridade e cobertura territorial, indo do Xuri à Praia da Costa, do Soteco a São Torquato. Ao todo, são 94 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mais de 5 mil servidores e 50 mil alunos matriculados. É a secretaria de maior abrangência e estrutura no município. O desafio é grande, mas com uma gestão eficiente dos recursos, com o controle de custeio, com o envolvimento da equipe e com a elaboração de bons projetos, além das parcerias necessárias, vamos vencê-lo”, afirmou Wallace Millis.

Segundo o secretário, 2013 está sendo o ano da reestruturação e da reorganização da Educação no município. É o período de corrigir os problemas e “arrumar da casa”. O domínio dos processos internos, a gestão das informações e a melhoria dos serviços deverão ser percebidos a partir de 2014. Em 2015, serão obtidos resultados consistentes, sustentados por uma política pública de qualidade na Educação. E em 2016, será consolidado um aumento de desempenho em todos os setores da Rede Municipal de Educação, que estarão fortemente integrados.

 

NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS


“Nossa principal meta e nosso maior desafio é aumentar o nível de aprendizagem dos alunos, principalmente nas disciplinas de Português e Matemática. É que os estudantes do 9º ano, por exemplo, só aprendem 18% do que deveriam aprender em Matemática e 35% do que deveriam aprender em Português. Temos que reverter esse quadro e vamos continuar trabalhando muito para isso", afirmou.


Durante sua exposição, que durou pouco mais de 30 minutos, Wallace Millis também manifestou grande entusiasmo e disposição para lidar com os problemas da Educação e para buscar soluções a curto, médio e longo prazo. “Vamos manter como prioridade a formação continuada dos professores, a utilização de modernos recursos técnicos e pedagógicos, a melhoria das condições de trabalho dos servidores, a manutenção e a expansão da rede e o aumento da permanência dos alunos na escola. Tudo isso vai contribuir diretamente para melhorar os resultados do processo de ensino-aprendizagem nas escolas municipais”, disse o secretário.

 

PRINCIPAIS AVANÇOS DA SEMED EM 2013

Durantes esses 11 meses de trabalho, em 2013, a Secretaria Municipal de Educação aumentou de 32 para 41 o número de escolas municipais que oferecem atenção em tempo integral, durante 7 horas por dia, com atividades educativas, artísticas, culturais e esportivas. É o projeto “Escola Aberta”, que já atende a praticamente 10 mil alunos de Vila Velha, oferecendo aulas de arte, música, teatro, literatura e práticas desportivas, nos contraturnos escolares, além de três refeições diárias para cada aluno participante.

Em 2013, a Semed também registrou uma redução de 47% nos conflitos escolares e uma queda de 70% nos índices de evasão escolar. Também foram inauguradas 25 salas de leitura, com 25 mil livros. Por meio de parceria com o Incaper, o projeto Horta Escolar foi ampliado e subiu de 10 para 19 o número de escolas participantes. O ensino de práticas de economia de água também foi expandido, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, elevando de 8 para 40 o número de escolas atendidas.

Segundo o secretário Wallace Millis, ao longo deste ano foram realizados, ainda, 13.500 atendimentos odontológicos (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde), 4.500 acompanhamentos de controle vacinal e 2.970 atendimentos psicológicos e de assistência familiar. Além disso, a Semed proporcionou 600 horas de formação para 4.300 professores da rede municipal e reduziu de 87 para 43 o número de cargos comissionados da pasta.

Outra iniciativa importante da Educação foi a recomposição do quadro de servidores efetivos, que subiu de 2.627 para 2.878 profissionais em atividade. Além disso, a Semed, que até 2012 mantinha departamentos funcionando em diversos imóveis, localizados em diferentes bairros da cidade, passou a operar de forma centralizada, em uma nova sede (junto à Secretaria Municipal de Saúde), onde foi possível reunir toda a sua estrutura em um único espaço e aumentar a sua capacidade de gestão.

A Semed também realizou intervenções de manutenção e obras de reforma em praticamente todas as escolas da rede municipal e entregou uma Unidade de Educação Infantil com 600 vagas à comunidade de Rio Marinho, além de retomar as obras do Complexo Educacional do Balneário Ponta da Fruta e das escolas de Cobilândia, Jabaeté, Bairro Alvorada e Santos Dumont, que estavam paralisadas desde o ano passado.
 

Tags: educacao

Leia também