Educação Pública com Qualidade

“A grandeza de um país, estado ou cidade não deve ser medida pela extensão do seu território ou pelas riquezas que possui, mas pela educação do seu povo”. (autor desconhecido). Educação é investimento com retorno certo tanto do ponto de vista econômico quanto social.

O Brasil investe menos de 5% do seu produto interno bruto na educação, índice abaixo de alguns paises da África. Aplicar mais recursos em educação é a certeza de reduzir a miséria e ignorância do seu povo.

A educação no Brasil tem problemas estruturais no ensino nas escolas públicas que é considerado muito fraco. Os recursos investidos na educação pela maioria dos municípios são insuficientes e mal aplicados gerando desigualdades no aprendizado.

Projetos têm sido propostos visando resolver os problemas da educação de ensino infantil e fundamental nos municípios, mas não tem sido eficazes para estabelecer uma real solução.

É necessário uma reforma no sistema de educação atendendo as exigências de melhoria da qualidade de ensino público. O primeiro passo para gerar um choque no setor seria o aumento de recursos públicos e seu melhor uso, proporcionando: inclusão de atividades esportivas, culturais, artísticas e informática, em tempo integral, principalmente nas áreas de risco social; transporte assegurado; currículo escolar adequado com todo material escolar disponível; inclusão digital; inclusão efetiva e qualitativa das pessoas com deficiência; qualificação dos professores; implantação de programas de cargos e salários para os professores com avaliação de produtividade e desempenho, com uma política salarial mais justa; e aproximação da escola com a comunidade, buscando a integração e a participação dos pais de alunos.

Não é possível pensar no desenvolvimento econômico e social do município sem resolver os problemas de acesso, permanência e qualidade da educação.

Ricardo Chiabai

15/07/2012

Tags:

Leia também