Quantidade de lixo e entulho em vias públicas assusta Chiabai

Quantidade de lixo e entulho em vias públicas assusta Chiabai

Durante seu pronunciamento na sessão desta segunda-feira (03/08), o vereador Ricardo Chiabai (PPS) falou sobre a ação realizada pela Prefeitura de Vila Velha, com o objetivo de coibir a ocupação irregular dos espaços públicos da cidade. De acordo com ele, a iniciativa atendeu às expectativas da população, que se preocupa muito com a segurança e com a limpeza do município.


“Após consecutivas reuniões com os comerciantes da região que fica embaixo da Terceira Ponte, na Praia da Costa, solicitamos à Prefeitura de Vila Velha uma providência pontual para reverter o problema do acúmulo de lixo e da ocupação de espaços públicos por pessoas em situação de rua. A PMVV se sensibilizou com a situação e realizou um mutirão de limpeza naquela área e também em outros locais da cidade. No entanto, a questão que mais me chamou a atenção foi a grande quantidade de lixo e entulho jogado no meio da rua, por alguns moradores da região e até de outras regiões da cidade”, disse.


E Chiabai prosseguiu: “Quero aproveitar e fazer um apelo à PMVV, não sobre a coleta do lixo orgânico (que tem sido feita de forma regular), mas sobre um outro tipo de resíduo, que é produzido pela construção civil. Para esse tipo de resíduo, nós podemos e devemos pensar em uma solução a médio prazo. É que, de acordo com informações divulgadas na imprensa, nos quatro municípios da Grande Vitória são gastos, por ano, R$ 24 milhões somente para coletar esse tipo de lixo, que é despejado em locais impróprios e irregulares. Só com esse valor, as prefeituras da região poderiam construir aproximadamente 12 escolas de Educação Infantil por ano”, lamentou.


De acordo com o vereador, esse gasto todo poderia ser evitado: “Nós temos duas situações que poderiam contribuir muito para reduzir essas despesas: a coleta seletiva de resíduos secos (cujo projeto piloto foi implantado quando fui secretário de Serviços Urbanos da PMVV, na gestão passada, mas que pouco evoluiu), e a coleta de resíduos sólidos da construção civil. Neste último caso, o município poderia firmar parceria com a iniciativa privada e usar a usina de reciclagem situada na Rodovia Darly Santos, que possui equipamentos capazes de transformar restos da construção civil em brita e areia, materiais que são muito caros e que poderiam ser vendidos”.


Ricardo Chiabai encerrou seu discurso afirmando que essas alternativas certamente ajudariam o município neste momento de crise. “Nós estamos atravessando uma grave crise econômica e precisamos buscar alternativas para resolver alguns problemas da cidade. E uma boa alternativa é trabalhar em parceria com a classe empresarial e com a própria população. Temos que ter atitude. O que não podemos é ficar inertes”, finalizou o vereador.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Ricardo Chiabai.

 

Foto: CMVV

Leia também