Estabelecimentos de hospedagens de Vila Velha passam a contar com selo de acessibilidade

Estabelecimentos de hospedagens de Vila Velha passam a contar com selo de acessibilidade

Desenvolver e valorizar o potencial turístico, por meio da inclusão social, do munícipio de Vila Velha. Foi com esse intuito que a Câmara Municipal decidiu, pela maioria absoluta dos seus vereadores, rejeitar o veto integral interposto pelo Poder Executivo ao Autógrafo de Lei nº 3391/15, de autoria do vereador Ricardo Chiabai, que institui o “Selo de Acessibilidade” em estabelecimentos turísticos que prestam serviços de hospedagem no município, tais como hotéis, pousadas, resorts e similares.

“Ouvimos muito que Vila Velha tem vocação para o turismo. Concordo em parte com essa afirmativa. Eu acredito que a cidade tem potencial, mas a ‘vocação’ ainda temos que construir. E neste momento em que tentamos contribuir para isso, apresentando um projeto de lei que visa justamente despertar a vocação turística de Vila Velha, valorizando os estabelecimentos que investiram na acessibilidade”, aponta Chiabai.

Receberá o “Selo de Acessibilidade” o estabelecimento que possuir adaptações para pessoas com deficiência, desde que a acessibilidade esteja em conformidade com os requisitos já determinados pela legislação federal e municipal. Ele deverá ser afixado em local de ampla visibilidade e deverá ser renovado a cada dois anos, caso o estabelecimento mantenha o padrão exigido pela legislação em vigor.

Chiabai defende a proposição afirmando que o turismo com enfoque social vem se desenvolvendo significativamente em todo o mundo, de modo especial no que se refere ao acesso à experiência turística de pessoas com deficiência ou com mobilidade física reduzida.

“O turismo para pessoas com deficiência já é levado a sério em vários países do mundo, o que reforça a importância de se discutir com a sociedade a necessidade de criarmos condições para tornar o turismo cada vez mais acessível, e sob todos os aspectos", afirma o parlamentar.

Clique aqui e saiba mais sobre a lei.
 

Acompanhe o pronunciamento do vereador Ricardo Chiabai sobre o tema neste link.

Leia também