Chiabai faz alerta sobre aumento de pessoas em situação de rua em Vila Velha

Chiabai faz alerta sobre aumento de pessoas em situação de rua em Vila Velha

Motivado pela observação diária e também pela matéria jornalística intitulada “Moradores Reclamam de Cracolândias em Vila Velha” – publicada no jornal A Tribuna – o vereador Ricardo Chiabai (PPS) manifestou grande preocupação com o problema, durante a sessão desta quarta-feira (22/04), na Câmara Municipal.

Em seu pronunciamento sobre o assunto, Chiabai também fez um alerta sobre o aumento da população de rua na cidade e citou, como exemplo de trabalho bem sucedido, o programa “Onde Anda Você?”, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, com o acompanhamento do prefeito Luciano Rezende (PPS). Segundo ele, em apenas um ano o programa já reduziu de 700 para 100 o número de pessoas que moravam nas ruas da capital, por meio de ações integradas envolvendo a participação de oito secretarias municipais.

Chiabai disse, ainda, que em 2014 realizou uma audiência pública para debater este assunto, na Câmara de Vila Velha, mas as autoridades do município não compareceram. “A participação popular no evento foi muito expressiva na ocasião e, embora tenhamos convidado todos os secretários municipais que fazem interface com esta área, a PMVV não se fez representar. Sequer enviou um representante da Secretaria de Assistência Social para discutir o assunto. Enquanto isso, o número de moradores de rua só aumenta, assim como o consumo de drogas em áreas públicas ”.

O vereador citou, ainda, vários pontos de Vila Velha que sofrem interferência de pessoas em situação de rua e afirmou que o serviço de abordagem e acolhimento existe, porém, de forma ineficiente. “O viaduto da Terceira Ponte e a Praça Duque de Caxias, no Centro, viraram cracolândias. Isso impede, muitas vezes, que os cidadãos usufruam desses espaços públicos, por medo. Respeito o trabalho desenvolvido pela equipe da abordagem da PMVV, mas ele não tem sido suficiente para resolver esse grave problema”, ressaltou o vereador.

De acordo com Chiabai a esperança está no novo secretário de Assistência Social, Arnaldinho Borgo (SDD), que deixou a Câmara na última semana, para assumir o comando da pasta. “Espero que agora, o secretário Arnaldinho possa tratar desse problema com mais cuidado, pois a população está aterrorizada com a atual situação. Em Vila Velha, tem que haver uma ação de Governo para o enfrentamento deste problema”, concluiu Ricardo Chiabai.

 

Assista ao vídeo com o discurso do vereador Chiabai sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=dQ4KnHHlTlo

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CMVV

Leia também