Romaria das Pessoas com Deficiência reúne 2 mil pessoas em devoção à Nossa Senhora da Penha

Romaria das Pessoas com Deficiência reúne 2 mil pessoas em devoção à Nossa Senhora da Penha

A Festa da Penha 2015 recebeu no último sábado, 11, a 10ª Romaria das Pessoas com Deficiência. Os romeiros saíram da Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, e seguiram para o Parque da Prainha onde receberam as bençãos. No trajeto, os participantes, entre os agradecimentos à Nossa Senhora, pediram por inclusão e respeito a essas pessoas na sociedade como um todo.

Para o vereador de Vila Velha Ricardo Chiabai (PPS), que participou de todas as edições com a família, o momento de reflexão religiosa se tornou também um espaço para mostrar à sociedade as demandas dessas pessoas. “As várias romarias realizadas em várias edições da Festa da Penha já se tornaram espaço democrático para trazer à sociedade o que ainda não foi soldado para este segmento”, disse.

Uma das principais pautas do evento é a Inclusão. Faixas e palavras de ordem pediram uma inclusão plena das pessoas com deficiência nos diversos setores da sociedade, como no mercado de trabalho e na educação, mais acessibilidade no transporte e em equipamentos públicos, além de acesso a medicamentos de alto custo gratuitamente, e maior oferta de tratamentos de saúde de alta complexidade por meio do SUS, entre outras reivindicações.

O evento, que é uma realização do Fórum de Entidades de Pessoas com Deficiência, cresceu e vários segmentos participam, fazendo com que o cunho da romaria transcenda a questão religiosa, contando com pessoas de diversos segmentos religiosos ou sem vínculo religioso.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DA ROMARIA.

Leia também