Novo 'Praia Legal' começa a funcionar em Vila Velha

Novo 'Praia Legal' começa a funcionar em Vila Velha

O Projeto "Praia Legal", que oferece o banho de mar assistido para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no final da orla da Praia da Costa, em Vila Velha, após ter a sua estrutura completamente danificada com o tempo e com a falta de manutenção, acaba de ganhar uma nova cara. O vereador Ricardo Chiabai (PPS), que participou ativamente do estudo e implantação do projeto em 2011, foi o maior incentivador para a revitalização. 

Chiabai uniu forças, viabilizando a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Vila Velha (UVV) e a Prefeitura Municipal, para a elaboração de um novo projeto com caráter definitivo. O novo projeto foi elaborado pelo Núcleo de Estudos e Práticas (NEP) da UVV, e o convênio envolveu alunos e professores dos cursos de arquitetura e urbanismo, designer de produtos e engenharia civil.

A promessa da Prefeitura era que o novo projeto fosse implantado ainda em janeiro de 2014, porém não foi o que aconteceu. O "Praia Legal" continuou abandonado, sendo alvo de reportagens de diversos veículos de comunicação. Após muitas lutas e cobranças de Chiabai para que o novo projeto fosse implantado, em dezembro de 2014, se iniciaram as obras e em janeiro de 2015 o novo projeto foi entregue a população.

O novo "Praia Legal" funciona atualmente em uma área duas vezes maior do que a anterior. “Agora o projeto possui caráter permanente, com cobertura metálica fixa, piso antiderrapante e atérmico, esteiras contínuas até o mar, maior número de cadeiras anfíbias e dois chuveiros, sendo um de uso preferencial do projeto. Toda essa nova estrutura já oportuniza o dobro de atendimentos em relação ao projeto anterior", explica Chiabai.

O “Praia Legal” tem como objetivo fazer a inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade à praia. “Vila Velha foi o primeiro município do Espírito Santo a proporcionar o banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida às pessoas com deficiência, se tornando assim, referência para outros municípios capixabas, como a capital Vitória, Serra, Guarapari e nacionalmente”, explica Chiabai.

 

HISTÓRIA

Ricardo Chiabai tem sensibilidade com a causa das pessoas com deficiência, pois começou a luta dentro de sua própria casa, com o nascimento de seu filho mais novo, Pedro Henrique. Pedrinho, como é mais conhecido, contraiu um vírus ainda na maternidade que ocasionou uma paralisia cerebral com danos irreversíveis.

Em 2011, quando Secretário Municipal de Vila Velha, Chiabai participou da elaboração e implantação do projeto "Praia Legal", contribuindo para a inclusão social das pessoas com deficiência e possibilitando acessibilidade de todos à praia. O objetivo era proporcionar um banho de mar para as pessoas com mobilidade reduzida com conforto e segurança, monitorado por uma equipe de profissionais da PMVV.


INTERDIÇÃO

Com o passar dos anos, o "Praia Legal" começou a apresentar sinais da falta de manutenção e descaso do poder público. Após diversas tempestades, maresia constante e com a estrutura completamente destruída, chegou a desabar e até mesmo ser interditado para evitar acidentes com os usuários.

 

FUNCIONAMENTO

O Projeto está situado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês), em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, bem como pela extensão da faixa de areia que propicia atividades esportivas e de lazer.

Para o banho assistido, o cadeirante é transferido de sua cadeira, que fica guardada no posto de atendimento, para uma cadeira anfíbia. Um profissional leva o usuário até a água, onde ele pode permanecer por um período máximo de 20 minutos, sob o acompanhamento de profissionais da Prefeitura.

O "Praia Legal" funciona de dezembro a março, de segunda a domingo, das 8 às 17h e de abril a novembro, de sexta a domingo, das 8 às 16h. Mais informações com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha, no telefone: (27) 3388-4165.

Leia também