Chiabai apresenta aplicativo de celular que aproxima a população dos vereadores

Chiabai apresenta aplicativo de celular que aproxima a população dos vereadores

A Câmara Municipal de Vila Velha vai ganhar um novo canal de comunicação aberto e gratuito. Na sessão desta segunda-feira (22), o presidente da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), participou da sessão ordinária em Vila Velha e assinou o Termo de Cessão de Uso do “Falcão Vix”, autorizando a Câmara Municipal a utilizar o aplicativo para smartphones com sistema operacional Android e iOS, que envia fotos e informações de problemas da cidade, direto para o e-mail do vereador definido pelo usuário. A ferramenta foi criada para que os moradores do município possam cobrar das autoridades melhorias nos serviços públicos.

A parceria se deu por meio do vereador de Vila Velha, Ricardo Chiabai (PPS), do mesmo partido de Gandini, que pediu para trazer o aplicativo para a CMVV. “Acreditamos que boas ideias devem ser ampliadas para atingir e ajudar mais pessoas. O aplicativo tem essa função principal de aproximar a população dos vereadores. Ele possibilita aos usuários fotografar o problema detectado em seu bairro e encaminhar a notificação para o vereador. O usuário do aplicativo também poderá acompanhar o andamento da sua indicação, explica Chiabai.

Ao encontrar um problema em sua comunidade, como buracos em via pública, coleta de lixo, iluminação pública e poda de árvores, o morador poderá abrir o aplicativo, fotografar, descrever o fato e escolher o vereador para quem vai encaminhar a reclamação. Ao enviar a notificação, o vereador recebe um e-mail contendo as informações. Outra facilidade é que o morador não precisa identificar o local do problema, o próprio aplicativo envia no e-mail a informação geolocalizada (GPS), com o local exato do problema.

De acordo com Chiabai, a medida fortalece a comunicação e a fiscalização dos serviços prestados aos moradores do município. “Nosso mandato já utiliza bastante o site e as redes sociais para prestar contas à população. O aplicativo vem para somar ao trabalho dos vereadores, aproximando as pessoas do legislativo e mostrando transparência”, disse. Na Câmara de Vitória, só nos primeiros quatro meses de funcionamento, o aplicativo recebeu mais de 300 indicações de problemas, que foram encaminhados aos vereadores, que por sua vez realizaram indicações à Prefeitura para que tomassem as providências cabíveis.
 

Tags:

Leia também