Chiabai comemora Dia Municipal das Pessoas com Deficiência

Chiabai comemora Dia Municipal das Pessoas com Deficiência

Mais de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência em todo o planeta. Um número que ultrapassa 45 milhões no Brasil e 800 mil pessoas no Espírito Santo. Para marcar o Dia Internacional e Municipal das Pessoas com Deficiência, em Vila Velha, o vereador Ricardo Chiabai (PPS), autor da lei nº 5.443/2013 que inclui a data comemorativa no calendário oficial da cidade, promove uma Homenagem às Pessoas com Deficiência na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (03) às 18 horas. O objetivo é levantar a temática e os desafios e conquistas para esse segmento da sociedade que já totaliza 100 mil pessoas no município.

“Há um ano, realizamos uma Sessão Solene para homenagear personalidades que se destacam nessa importante luta em defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência. Nessa mesma oportunidade, abrimos oficialmente a Exposição Fotográfica “Além do Olhar”, que organizamos em parceria com o fotografo italiano Pellegrino Davide. São 27 fotos de pessoas com algum tipo de deficiência realizando atividades rotineiras e provando que o preconceito e as limitações não são capazes de impedi-las de viver em sociedade”, explica Chiabai.

A exposição percorreu diversos espaços da Grande Vitória e se consolidou como sucesso de público e crítica. Após um ano em formato itinerante, a exposição será encerrada neste evento com a entrega das fotos aos modelos fotografados por Pellegrino. “Essas pessoas gentilmente cederam o direito de uso de imagem, para servirem de exemplo nessa importante luta contra o preconceito. Tenho certeza de que, em cada local onde essa exposição foi apresentada, diversas pessoas se sensibilizaram com a causa e já pensam de forma diferente”, afirma.

Para Chiabai uma das principais barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência é a acessibilidade. “Evidências e experiências mostram que, quando as barreiras à inclusão são removidas e as pessoas com deficiência conseguem participar plenamente na vida da sociedade, toda a comunidade se beneficia”. Ricardo Chiabai, que é pai de uma criança com paralisia cerebral, tem sua trajetória de vida pautada na luta pelas Pessoas com Deficiência. Atuou como vice-presidente da Apae de Vila Velha e foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Urbanos, quando teve a oportunidade de implantar importantes projetos como o “Calçada Legal” e “Praia Legal”.

Na atuação como vereador na Câmara Municipal, Chiabai tem buscado propor leis e indicações que buscam promover a inclusão social. “Transformamos o “Calçada Legal” em lei, por meio de projeto de nossa autoria, visando garantir acessibilidade para todas as pessoas na cidade. Também criamos a lei que garante a gratuidade no estacionamento público rotativo para as pessoas com deficiência em qualquer vaga. Outra lei nossa, garante a meia-entrada para pessoas com deficiência e seus acompanhantes em estabelecimentos de lazer. Além da lei que cria o cadastro municipal das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, uma espécie de censo que tem por objetivo viabilizar políticas públicas para esse segmento”, enumera Chiabai.

Ainda tramitam na Câmara outros Projetos de Lei, propostos por Chiabai, como o que prioriza vagas na rede municipal de ensino, para pessoas com deficiência e seus filhos, que residem próximos às escolas. “Nos últimos dias aprovamos na Câmara, por unanimidade, um Projeto de Lei nosso, que estabelece a largura mínima de 0,80 cm nas portas de todos os prédios públicos e privados, para permitir a acessibilidade de cadeirantes. Esse já foi encaminhado para análise e sanção do prefeito municipal”, argumenta.
 

Leia também