Governo do ES entrega 144 ônibus escolares adaptados para atender os municípios capixabas

Governo do ES entrega 144 ônibus escolares adaptados para atender os municípios capixabas

O governo do estado acaba de entregar 144 ônibus escolares que atenderão estudantes de 72 municípios do ES. O investimento na aquisição dos veículos, todos adaptados para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, é de R$ 19 milhões.

Acessibilidade é ponto chave destes novos veículos. Em cada um há um elevador que facilitará o embarque e desembarque de pessoas com deficiência locomotiva, uma cadeira de rodas e um acento reserva para os acompanhantes. Os ônibus também são equipados com sistema de ar condicionado e aquecedor, caixa compacta de ferramentas, instalada na parte lateral, e extintores de incêndio. Além disso, computador de bordo, piloto automático, tacógrafo digital, freios pneumáticos, dentre outros acessórios.

A ação da SEDU é um instrumento de democratização de oportunidades educacionais, que visa garantir acesso e permanência na escola dos alunos residentes em regiões sem vagas ou unidades de ensino. Os municípios da Grande Vitória não são contemplados com os novos ônibus, pois já possuem o sistema Transcol. Durante a solenidade o governador Renato Casagrande salientou que esse benefício faz parte da melhoria de infraestrutura e da consolidação da parceria com os municípios.

“A governança do Estado é uma responsabilidade de todos nós, queremos ampliar essa parceria com os municípios para que possamos melhorar cada vez mais os indicadores da educação com oportunidades para todos”, frisou.

O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves ressaltou a importância da ação. “O transporte escolar é um item fundamental e significativo no sistema educacional. Essa entrega representa o compromisso do Governo do Estado com os municípios para que essas crianças tenham o acesso digno à educação”, disse o secretário.

Klinger destacou ainda três pontos importantes desta ação: cooperação do Estado com os municípios em benefício de uma política pública de educação; atendimentos a todas as regiões do Estado sem nenhuma exceção e o atendimento aos que mais necessitam.

Qualificação profissional

Os 144 motoristas passaram por uma capacitação profissional que envolveu estudos teóricos e práticos com relação ao uso e manutenção dos transportes escolares. Durante o curso, que teve a duração total de quatro horas, em sala de aula, os cursistas conheceram conceitos básicos e avançados relacionados aos mecanismos elétricos e mecânicos dos ônibus, por meio de exibição de slides e pequenos vídeos.

 

FONTE: AGÊNCIA CONGRESSO / COM INFORMAÇÕES DE FABIANO ROSSI - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / IMPRENSA
 

Leia também