Ricardo Chiabai alerta sobre riscos de acidentes nos calçadões de Vila Velha

Ricardo Chiabai alerta sobre riscos de acidentes nos calçadões de Vila Velha

Há poucos dias, um jovem estudante de psicologia, com deficiência visual caiu de uma altura de mais de 2 metros no calçadão da Praia de Camburi em Vitória. O acidente serve como exemplo para Vila Velha. No calçadão da Praia da Costa, por exemplo, em vários pontos, o desnível entre calçadão e areia oferece riscos de acidentes, em especial às pessoas com algum tipo de deficiência, crianças e idosos.

Com base nisso, o vereador Ricardo Chiabai (PPS/ES) protocolou uma indicação ao prefeito Rodney Miranda, para que sejam instalados ''guarda-corpo'', ou seja, barras de proteção nesses pontos que oferecem riscos, buscando maior proteção às pessoas que transitam nesses espaços do litoral de Vila Velha.

 

PRAIA LEGAL

Quando secretário em Vila Velha, Ricardo Chiabai atuou com o compromisso de construir uma cidade com políticas e intervenções que garantam os direitos e acessibilidade aos moradores. Em dezembro de 2011 foi lançado o projeto Praia Legal. O principal objetivo é fazer a inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade às praias. Vila Velha é o primeiro Município do Estado a proporcionar o banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida.

O Praia Legal tem 1.275 pessoas cadastradas, já atendeu mais de 2.600 e recebeu 120 visitas, sendo 72 de brasileiros de outros estados, e 48 de estrangeiros.  É realizado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês), em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, bem como pela extensão da faixa de areia que propicia atividades esportivas e de lazer.
 
O projeto foi executado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social em parceria com Núcleo de Estudos e Práticas de Arquitetura, Urbanismo e Design de Produto da Universidade de Vila Velha (UVV) e o Movimento Vida Nova Vila Velha (MOVIVE). Infelizmente, o projeto se encontra totalmente paralisado. Quem passa pelo final da orla, encontra somente a tenda. Não há equipamentos e nem profissionais para realizarem os antendimentos.

O vereador Ricardo Chiabai realizou um pedido de informações a Prefeitura para saber os motivos da paralisação de um projeto tão importante e que colocou nossa cidade como referência no ES e no restante do Brasil. ''Pessoas com mobilidade reduzida que nunca tiveram a oportunidade de um banho de mar, puderam ter o seu sonho realizado através desse importante projeto de acessibilidade. Vamos cobrar um posicionamento da prefeitura e suas devidas soluções para que o projeto volte a ser realizado o quanto antes. Estaremos acompanhando e fiscalizando'', frisou Chiabai.

 

FONTE: FABIANO ROSSI - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / IMPRENSA

Leia também