Fake News: uma doença social que domina o campo digital

Fake News: uma doença social que domina o campo digital

Tenho observado a presença de muitos perfis fakes nas redes sociais com o intuito de desonrar a imagem das pessoas e instituições, além de colocar gasolina na fogueira da violência no país.

Como bons cidadãos, devemos semear a “cultura da paz” e torcer para que nossos gestores públicos, nas três esferas de poder, acertem nas suas decisões e ações, independente de bandeiras partidárias.

Isso não quer dizer que não possamos fazer críticas ou questionamentos, principalmente quanto a omissão e decisões equivocadas diante das demandas apresentadas pela população.

É dever, principalmente do legislativo, fiscalizar as suas decisões e ações, ou a ausência delas.

É dever do judiciário punir qualquer atitude que possa fugir do interesse público, da ética e moralidade pública.

É também uma questão de espírito público e bom senso verificar as fontes das informações postadas nas redes sociais antes de compartiha-las com os seus amigos. E lembrem-se, já existe uma delegacia de crimes virtuais para penalizar, até mesmo, quem compartilha fake news difamatórias.

Agindo dessa forma, TODOS estaremos protegendo e fortalecendo a democracia no nosso país, que eu acredito ser o interesse da grande maioria dos brasileiros.

Para tanto, devemos ter equilíbrio, responsabilidade, mas, principalmente, compromisso com a verdade.

Vamos juntos por uma sociedade mais justa e humana.
Um abraço,

Ricardo Chiabai 

Tags:

Leia também