Chiabai propõe agendamento de consultas médicas por telefone para idosos e pessoas com deficiência

Chiabai propõe agendamento de consultas médicas por telefone para idosos e pessoas com deficiência

Na luta por um tratamento médico diferenciado para idosos e pessoas com deficiência, o vereador Ricardo Chiabai (PPS) defendeu, na sessão desta segunda-feira (16/04), na Câmara de Vila Velha, o acolhimento do plenário ao Projeto de Lei nº 6.572/17, de sua autoria, visando instituir o programa de agendamento telefônico de consultas médicas no município.

A proposição, que também estabelece prazo máximo para entrega de resultados de exames para pacientes idosos e pessoas com deficiência, nas unidades de saúde do município, recebeu o apoio dos demais vereadores e agora seguirá tramitando regimentalmente nas comissões permanentes do Legislativo, devendo entrar em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, nas próximas semanas.

Para Chiabai, é importante dar prioridade ao atendimento deste público específico, evitando, assim, a permanência de idosos e pessoas com deficiência em longas filas de espera. “O atendimento preferencial deverá ser realizado pela própria unidade de saúde onde o paciente já possui cadastro. Assim, ele poderá agendar suas consultas e exames por telefone, indicando, para tanto, sua documentação pessoal. Precisamos garantir um atendimento mais humanitário em nossa rede municipal de saúde, além de maior conforto e comodidade para pacientes especiais”, afirmou.

Antes da votação, o vereador Chiabai fez uso da palavra para solicitar apoio à aprovação do seu projeto e para salientar o elevado interesse público contido na matéria. “Vale lembrar que o atendimento diferenciado a este público específico já tem previsão legal e respaldo na Constituição Federal. Portanto, nossa proposição busca apenas regulamentar este serviço em âmbito municipal, pois os idosos e as pessoas com deficiência possuem limitações físicas e condições de saúde diferenciadas, que às vezes dificultam a realização de tarefas simples, como ir ao médico, por exemplo. Eles merecem e precisam deste avanço em nossa rede de saúde”, afirmou.

Com informações do departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Velha

Leia também