Movive apresenta balanço de seus 20 anos de história

Movive apresenta balanço de seus 20 anos de história

Por iniciativa do vereador Ricardo Chiabai (PPS), a Câmara de Vila Velha abriu espaço em sua Tribuna Livre na sessão desta segunda-feira (18/12) para que a diretora financeira do Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive), Tereza Cristina Puppim, pudesse apresentar um resumo das principais conquistas e atividades da entidade ao longo de seus 20 anos de atuação na cidade. Na abertura do evento, Chiabai – que presidiu os trabalhos – lembrou do papel pioneiro do Movive em defesa do desenvolvimento sustentável, do meio ambiente e da economia criativa no município.

Em seguida, a diretora Tereza Puppim fez um balanço dos principais avanços obtidos pela entidade nos últimos 20 anos, incluindo a conquista de títulos, certificados e prêmios em reconhecimento ao trabalho realizado, e deu grande destaque ao projeto Amigos da Restinga, ao Plano de Manejo do Morro do Penedo e às parcerias mantidas com diversas instituições, entre elas, a Prefeitura de Vila Velha, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Em sua apresentação aos vereadores, Tereza Puppim relembrou o início do movimento, que surgiu em 1997, a partir de reuniões no Colégio Marista, e que resultou no lançamento da “Proposta de Desenvolvimento para Vila Velha”. Posteriormente, segundo ela, a entidade se organizou para a implementação de algumas ações pontuais, como a realização do evento “Os Passos de Anchieta” e a elaboração dos projetos “Banco de Emprego”, “Mundo Melhor” e “Informática e Cidadania”, além da criação do “Monumento Natural Morro do Penedo”.

“Depois de 2004, quando o Movive recebeu o Prêmio Ecologia, começamos a desenvolver importantes projetos de interesse social (como o Banco Comunitário Terra, o Bazar Social Arte Solidária e as Feiras de Economia Solidária) e ações de interesse ambiental (como a criação da Rede de Desenvolvimento Sustentável, a formação do Fórum Permanente da Bacia do Rio Aribiri e a elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural Morro do Penedo). Também participamos ativamente da construção da Agenda XXI de Vila Velha e realizamos o 1º e 2º Seminários Estaduais ‘Construindo uma Cultura de Paz’, que mobilizaram toda a sociedade capixaba”, informou a diretora do Movive, Tereza Puppim.

Ela lembrou também de outras ações do Movive, realizadas de 2007 a 2009, como a criação da Rede Vilavelhense de Economia Solidária, do programa de turismo de base comunitária “Nossa Terra, Nossa Arte”, do projeto piloto de “Coleta Seletiva de Lixo” e do banco Comunitário Verde Vida. “Naquela época, recebemos o Prêmio Caixa Econômica de Melhores Práticas em Gestão Local e o Prêmio Findes de Meio Ambiente. Além disso, promovemos o 1º Seminário Vila Velha Sustentável, colocando em pauta este tema tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade”.

Já no período de 2010 a 2012 – quando o Movive criou o projeto Amigos da Restinga, o Parque Municipal Marista, a fábrica escola de sabão ecológico “Verde Vida” e a Agência de Desenvolvimento Comunitário –, a entidade recebeu o “Prêmio Atitude Sustentável”, em reconhecimento à sua contribuição para a disseminação da cultura de sustentabilidade no município de Vila Velha. E de 2013 a 2016, com a fundação do Centro de Formação em Economia Solidária, o Movimento Vida Nova Vila Velha foi premiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por suas boas práticas na área de economia solidária, e também recebeu o Prêmio Ecologia, além do Prêmio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, pela luta da entidade em defesa da justiça social, do respeito aos direitos humanos e da preservação dos recursos naturais.

A diretora do Movive, Tereza Puppim, elencou ainda vários eventos, ações comunitárias, intervenções urbanas e mobilizações ambientais que a entidade organizou e promoveu nos bairros da Região 5 e nas áreas de abrangência da Bacia do Rio Aribiri. “A partir de 2010, iniciamos uma sensibilização popular sobre a importância da coleta seletiva de lixo em Vila Velha e desde então conseguimos obter bons resultados, como a instalação dos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária de lixo) e a capacitação de catadores para a gestão coletiva da Associação de Recicláveis de Vila Velha (REVIVE). Com esta iniciativa, abordamos 355 condomínios residenciais da cidade para discutirmos a coleta seletiva, pois das 450 toneladas de lixo geradas diariamente em Vila Velha, 150 toneladas são recicláveis. E no entanto, os catadores da associação (REVIVE) só recebem da PMVV 25 toneladas de lixo reciclável por mês, o que é muito pouco”, informou ela.

No que diz respeito ao projeto “Amigos da Restinga”, o Movive realizou 15 eventos de sensibilização popular e 20 ações de Educação Ambiental entre 2013 e 2017, com a participação de mais de 12 mil crianças e jovens, estudantes de Vila Velha, o que proporcionou uma importante recuperação na vegetação de restinga que é nativa das praias da cidade.

Outra iniciativa do Movive que vem obtendo resultados bastante positivos em Vila Velha é a Rede Trabalho (Acessuas Trabalho), um programa de promoção do acesso ao mercado de trabalho que busca a autonomia de famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, e também de encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, para acesso a oportunidades de emprego.

“As ações de inclusão produtiva do Movive envolvem palestras, oficinas e mobilização social, compreendendo a qualificação técnico-profissional, a intermediação pública de mão de obra, apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária, acesso a direitos sociais relativos ao trabalho, articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades. Nossas oficinas já beneficiaram 846 pessoas e nossas palestras nas comunidades já contaram com a participação de 3.469 pessoas, nos 34 bairros atendidos pelos cinco CRAS de Vila Velha”, disse Tereza Puppim.

A diretora do Movive encerrou sua apresentação solicitando a parceria da Câmara de Vila Velha na busca de formas legais para incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis na cidade, na formação cidadã, na participação das comunidades nos debates sobre o desenvolvimento urbano, social e econômico de Vila Velha e no fortalecimento da participação popular nas ações de interesse público, ambiental e social.

Com informações do Departamento de Comunicação da CMVV

Tags: movive, ong

Leia também