Vereadores da Grande Vitória debatem sobre a criação da rota turística e cultural da Grande Vitória

Vereadores da Grande Vitória debatem sobre a criação da rota turística e cultural da Grande Vitória

A ampliação do aeroporto, voos internacionais, implementação do ônibus City Tour, a volta do aquaviário e o retorno dos transatlânticos são assuntos que estão movimentando desde abril as Comissões de Cultura e Turismo das Câmaras da Grande Vitória. Os vereadores membros desse colegiado estão se reunindo em audiências públicas para construir a rota turística da região metropolitana.


Nessa quinta-feira (29), no plenário da Câmara de Vila Velha, o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, vereador Ricardo Chiabai, presidiu a quinta audiência pública sobre a construção do Plano Diretor Metropolitano de Turismo e Cultura. Já foram realizadas 4 audiências públicas em Guarapari, Viana, Fundão e Serra, que reuniram setor privado e público de cada cidade.


A primeira foi realizada na Cidade Saúde no dia 19 de abril. As próximas serão realizadas em Cariacica e Vitória. “O turismo é a terceira fonte de renda em um ranking mundial, perdendo apenas para o petróleo, que polui, e para a indústria armamentista, que mata. E o turismo gera uma economia limpa. Vila Velha, como muitos os outros municípios do Estado, tem um potencial turístico, mas ainda não desenvolvemos plenamente infraestrutura para aproveitarmos essa vocação”, explanou o vereador Ricardo Chiabai.


O vereador de Vitória Leonil falou sobre a importância de linkar o potencial de cada cidade. “Devemos nos preparar para receber os turistas na região metropolitana por meio de uma política bem definida e integrada entre os municípios. Devemos nos planejar para desenvolvermos ações de curto, médio e longo prazo para encontrarmos oportunidades em meio a atual crise em que passa o país”, informou Leonil.


Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Vila Velha, Luiz Felipe Faria de Azevedo, “nosso município tem um potencial imenso nessas duas áreas de discussão. Estamos avançando no processo de integração intermunicipal e o trabalho colherá bons frutos”.


Já o deputado federal, Evair de Melo, acredita na força das cidades para transformar as tradições e cultura em atividade econômica. “Precisamos criar ambientes de negócios para que as pessoas que visitem o nosso estado possam ser bem recebidas e consumam os nosso produtor e serviços. Quanto mais ando no Brasil, mais eu tenho certeza que o Espírito Santo, Vila Velha, Vitória, Serra, enfim, vivemos em um lugar maravilhoso que todos precisam conhecer”, disse o deputado.


Também participaram da audiência os vereadores Sandro Bigossi (Guarapari); Janilton Almeida de Carli (Fundão); Daniel Endlich (Viana); o subsecretário municipal de Cultura de Vila Velha, Elimar Mazoco; além de representantes do Sindicato dos Guias de Turismo de Vila Velha, Exército, colônia de pescadores e Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha.


A rota turística da Grande Vitória constará em um Plano Diretor Metropolitano de Turismo e Cultura que será entregue a Assembleia Legislativa como Indicação de Projeto de Lei. O Plano Diretor, assim como a criação do Fundo, são pré-requisitos para os municípios receberem recursos federais por meio de projetos.

Tags: cmvv, cultura, turismo

Leia também