Chiabai preside Tribuna Livre do Cadastro de Reserva da Guarda na CMVV

Chiabai preside Tribuna Livre do Cadastro de Reserva da Guarda na CMVV

A sessão da Câmara de Vila Velha desta quarta-feira (01/02) foi marcada pela presença de representantes da Comissão de Reserva do Concurso da Guarda Municipal, realizado em 2014, que ainda aguardam a convocação da PMVV para participarem do curso de formação. Em Tribuna Livre solicitada pelo vereador Ricardo Chiabai (PPS), os representantes dos concursados fizeram um pedido de “socorro”, já que o concurso expira em menos de cinco meses. No fim dos trabalhos – diante das demandas cada vez maiores da população, por mais segurança pública – os vereadores do município assinaram um documento em defesa da convocação dos aprovados neste concurso.

“Nós passamos no concurso, custeamos uma das etapas com nossos próprios recursos, agora só queremos que a Prefeitura nos dê a possibilidade de fazer o curso de formação para que possamos assumir nossa função. Não tem justificativa para não nos chamarem. Sou morador de Vila Velha e sei como a cidade precisa da ampliação do efetivo que hoje não é suficiente. O que vejo são viaturas e ônibus parados por falta de guardas. Solicitamos reunião com o prefeito há 10 dias e até agora nada. Estamos nos sentindo abandonado, e por isso viemos aqui pedir a ajuda desta Casa”, afirmou o presidente da Comissão do Concurso da Guarda Municipal, João Silva Costa Júnior.

Em seguida, outro representante da Comissão, Jaquerson Calazans, também expressou a insatisfação do grupo com a forma com que este processo tem sido conduzido pela Administração Municipal. “Somos 135 agentes aprovados, esperando convocação para atuarem nas regiões da cidade que não são atendidas pela Guarda Municipal, por falta de efetivo suficiente. O que nós precisamos é de apoio para nos fortalecermos, e Vila velha necessita intensificar as ações municipais de enfrentamento à violência e à criminalidade”, afirmou Calazans.

Já o vereador Ricardo Chiabai informou que vem acompanhando esse “dilema” dos concursados há dois anos, quando presidiu a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vila Velha na última legislatura. Em seu pronunciamento, o parlamentar confirmou o déficit de guardas municipais na cidade: “São apenas 280 guardas para atender quase 500 mil habitantes. Na capital do Estado, Vitória, são cerca de 500 guardas para uma população que tem 100 mil habitantes a menos do que Vila Velha. Esse é um exemplo de que, realmente necessitamos de um efetivo maior de agentes, até para que tenhamos a eficiência e a eficácia que a população espera deste serviço. Por isso, solicitamos um posicionamento concreto da PMVV sobre este assunto, até porque essa foi uma promessa de campanha do atual prefeito”, cobrou o vereador.

Com informações da Comunicação da CMVV.

Leia também