Arquiteto apresenta projeto de ciclovia na Terceira Ponte

Arquiteto apresenta projeto de ciclovia na Terceira Ponte

 A “Tribuna Livre” requerida pelo vereador Ricardo Chiabai (PPS), durante a sessão desta quarta-feira (14/12), na Câmara de Vila Velha, contou com a participação do arquiteto urbanista Heliomar Venâncio. Ele, que é membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), apresentou aos parlamentares do município um projeto de sua autoria que prevê a construção de ciclovias nas laterais da Terceira Ponte.
Na abertura da Tribuna Livre, o proponente Ricardo Chiabai – que presidiu a mesa durante o evento – usou a palavra para apresentar seu convidado ao plenário e iniciou sua fala agradecendo a presença do deputado estadual Dr. Hércules Silveira (PMDB), que compareceu à sessão para acompanhar a explanação. Logo em seguida, o vereador Chiabai ressaltou as credenciais profissionais do arquiteto urbanista Heliomar Venâncio e justificou os motivos pelos quais teve a iniciativa de requerer a realização deste debate, em Vila Velha. Confira este pronunciamento no vídeo abaixo:

 
APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Ao iniciar sua apresentação aos vereadores de Vila Velha, o arquiteto Heliomar Venâncio explicou que a construção de ciclovias na Terceira Ponte contempla o objetivo de coibir as tentativas de suicídio no local – fato que vem acontecendo com grande freqüência nos últimos anos – e afirmou que seu projeto cria uma solução única para amenizar este problema e também para reduzir o gargalo no trânsito, visando melhorar a mobilidade urbana na ponte:
 
 
 "Neste momento, nossa intenção é suscitar o debate, porque a sociedade clama por alternativas para solucionar essas questões. E nosso projeto é viável a curto prazo, por isso estamos buscando o apoio das autoridades", ressaltou o arquiteto. Durante sua explanação na Câmara de Vila Velha, Heliomar Venâncio também explicou que as ciclovias seriam instaladas nos dois lados da ponte, cujas laterais seriam fechadas com material transparente, para não atrapalhar a visão da bela paisagem que se apresenta a motoristas e ciclistas, ao longo do percurso.
 
 
 "Podemos fechar as laterais com material feito em policarbonato translúcido. Seria como uma parede de vidro, que impede a escalada e serve de proteção. O material teria furos em sua superfície, para suportar a pressão do vento e arejar as ciclovias", disse ele.
 
 
Exibindo imagens detalhadas do projeto, em telão, o arquiteto urbanista Heliomar Venâncio sensibilizou os vereadores de Vila Velha, que acompanharam atentamente sua apresentação. Heliomar disse ainda, na Tribuna Livre, que também vem propondo uma discussão mais aprofundada na Câmara de Vitória, sobre sua proposta e sobre os problemas envolvendo a mobilidade urbana e a prática de suicídios na Terceira Ponte.
Confira o vídeo com a apresentação do arquiteto Heliomar Venâncio:
 
 
Fonte: Assessoria de comunicação da CMVV / Cláudio Figueiredo
Tags:

Leia também