Contra ampliação de taxa de marinha, Chiabai defende participação da CMVV em discussão para acabar com cobrança

Contra ampliação de taxa de marinha, Chiabai defende participação da CMVV em discussão para acabar com cobrança

Na Sessão da Câmara de Vila Velha desta quarta-feira (23), o vereador Ricardo Chiabai (PPS) se pronunciou sobre o que ele chamou de "absurdo da tentativa de novas cobranças de taxa de marinha na cidade". Chiabai repercutiu duramente a proposta da Secretaria de Patrimônio da União no Estado (SPU) para os estudos que demarquem novas cobranças de taxa de marinha. Segundo estimativas, a ampliação pode atingir 20 mil moradias, sendo a maior parte nos bairros mais populosos como Praia da Costa, Itapoã e Itaparica. Para o vereador "a questão pode ser legal, mas tenho convicção que sua cobrança é imoral".

Conforme a Lei federal nº 13.139/15 a Audiência Pública para tratar do tema da taxa de marinha deve ser feita preferencialmente na Câmaras Municipais. Segundo Chiabai, porém, em nenhum momento, o SPU fez consulta formal à Casa para a realização da audiência. "Com a retirada do espaço que seria cedido pela PMVV para o SPU, tenho o entendimento que temos que promover uma discussão na CMVV para impedir de todas as formas a cobrança." afirmou o vereador que também disse que já está em contato com o vereador de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), para a realização de um fórum intermunicipal para acabar com a cobrança indevida.

"Infelizmente, mais uma vez, essa discussão entra na calada da noite, assim como foi feito em Vitória, sem se comunicar com a sociedade. Para minha surpresa o partido PMDB, que governa o país, ignora a crise e quer aumentar impostos. Quero registrar o meu repúdio a esta legislação, que data de 1831, e que fazia sentido naquela época. Essa faixa de 33 metros de terreno de marinha era para defesa das balas de canhão, mas hoje essa cobrança consiste em simplesmente meter a mão no bolso do contribuinte brasileiro." finalizou.

Assista ao discurso do vereador em Plenário:

https://www.youtube.com/watch?v=ap4yweg0QEc

Leia também