Assentos dos veículos de transporte coletivo de Vila Velha agora são todos preferenciais

Assentos dos veículos de transporte coletivo de Vila Velha agora são todos preferenciais

Foi publicado no última semana, no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, a Lei nº 5.785, de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS) , que torna preferenciais todos os assentos dos veículos de transporte coletivo urbano de Vila Velha aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas com crianças de colo. Na ausência destes, o uso permanece livre. Esta é a 33º lei de autoria do vereador Chiabai, que é campeão de leis nesta legislatura (2013-2016)

A Lei do vereador Chiabai visa à dar destinação preferencial a todos os grupos contemplados. Ela estabelece que as empresas permissionárias e concessionárias sejam obrigadas a afixar, no interior dos veículos, placas informativas em número suficiente e em local de fácil visualização pelos usuários, com as informações relativas aos grupos que têm o direito assegurado.

Para Chiabai, o objetivo é estimular a gentileza entre os usuários do sistema de transporte coletivo, já que atualmente as pessoas estão extremamente individualistas. "Pretendemos com isso auxiliar nas relações entre as pessoas, já que elas próprias podem ajudar na fiscalização, através da sinalização visual." avaliou o vereador.

Ainda segundo o autor da Lei, : “são poucos os assentos preferenciais hoje existentes nos veículos de transporte coletivo urbano de Vila Velha. Como não há vagas suficientes para atender a um grupo tão grande formado por pessoas que cada vez mais precisam ser respeitadas, estamos propondo uma situação que humanize o ambiente dos ônibus. Isso já é Lei em Vitória, Manaus, em Santos e em Fortaleza. Lembrando que em todas estas cidades o projeto de Lei foi de autoria do Legislativo com custo praticamente zero para sua implantação. Será necessário apenas afixar as informações dentro dos coletivos”, finalizou.

Leia também