Chiabai alerta para risco de surto de dengue e zika vírus em Vila Velha

Chiabai alerta para risco de surto de dengue e zika vírus em Vila Velha

Na sessão desta segunda-feira (30/11), na Câmara de Vila Velha, o vereador Ricardo Chiabai (PPS) usou seu tempo como orador para alertar os membros da Comissão de Saúde da Casa, sobre a ameaça de um surto de dengue em Vila Velha. Em seu pronunciamento, Chiabai deixou seu questionamento: "Será que a cidade está preparada para enfrentar um possível surto de dengue? Nós temos um número suficiente de agentes de combate a endemias preparados para enfrentar esse desafio?”

Nas entrelinhas, Chiabai demonstrou não acreditar que a PMVV disponha, atualmente, de estrutura capaz de fazer frente a um possível surto de dengue no município. Em seu discurso sobre o assunto, ele ressaltou a necessidade de ações preventivas mais eficazes para combater os problemas causados pelo mosquito Aedes Aegypti na cidade. Segundo ele, este ano já foram registrados 35 mil casos de dengue no Estado, com um total de 29 óbitos. “Minha preocupação se deve, principalmente, às recentes demissões no quadro de agentes de combate a endemias da PMVV, o que está prejudicando muito a identificação e o extermínio dos focos da dengue em Vila Velha", ressaltou.

Chiabai também criticou a falta de campanhas educativas, por parte da prefeitura, destinadas à conscientização popular e à mobilização da sociedade quanto aos cuidados necessários para prevenir a doença. Segundo Chiabai, nos meses do verão é esperado um aumento significativo no número de turistas que visitam Vila Velha, fato que, para ele, pode agravar o quadro de uma epidemia de dengue. “Algum vereador sabe se existe algum ‘plano de ação emergencial’ para o caso de um possível surto de dengue? Será que as Unidades de Saúde da rede municipal estão preparadas para um aumento no número de casos e, conseqüentemente, do número de atendimento às vítimas da doença?", questionou ele.

Citando trechos da reportagem publicada pela imprensa capixaba, na última sexta-feira (27/11) – sobre a guerra que deverá ser travada pelos municípios, durante o verão, contra o mosquito Aedis Aegypti –, Ricardo Chiabai alertou os demais vereadores de Vila Velha para a combinação de chuva, calor e sujeira, fatores que formam um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. “Hoje, o zika vírus é outro grande motivo de preocupação em todo o Brasil, por provocar o aumento dos casos de microcefalia, doença caracterizada pelo baixo nível de crescimento do cérebro, durante a gestação e/ou depois do nascimento das crianças. Até o momento, três casos de zika vírus foram confirmados no Estado: dois em Vitória e um, em Vila Velha”.

Veja o pronunciamento em https://www.youtube.com/watch?v=9c0wRm9veFo


Com informações do site da Câmara Municipal de Vila Velha

Leia também